terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Atividade 4.3


1. Leia então o texto clicando aqui: Web - Local

2. Ao ler o texto, vá anotando as questões e aspectos que mais lhe chamarem a atenção.
Enquanto vai conhecendo a análise e os relatos das experiências que Silvio Costa observou,
busque refletir a respeito daquelas experiências que você conhece.
Que tal tentar imaginar o que Silvio Costa diria a respeito de uma experiência
que você presenciou ou viveu?

3. Agora, vá até o seu blog pessoal e faça o relato de uma experiência de uso da mídia
na educação que você conhece, incluindo, se possível, uma breve análise do grupo sobre
esta experiência descrita – similar às realizadas por Silvio P. Costa.

4. Procure conhecer os relatos similares nos blogs de alguns de seus colegas;
comente-os se achar necessário.

O uso da mídia na educação é uma nova fronteira que os profissionais da educação
precisam desbravar. Afinal, sabemos o poder da mídia. Sentimos esse poder nas nossas vidas.
Nossa realidade é, em grande parte, definida e construída pela mídia. Como diz Maria Luiza Belloni (2001),
as imagens da mídia penetram nossa realidade, transformando-a, dando-lhe forma.
No que concerne a essa questão, Maria Isabel Orofino nos ajuda, também, a entender o papel da
escola nesse contexto. Segundo ela, a escola não escapa da influência decisiva da mídia,
mas, ainda assim, é um lugar privilegiado para a construção das identidades individuais
para além da questão das classes sociais, pois é o local onde há o encontro
de “muitas culturas, seja aquela de bagagem pessoal e da identidade dos diferentes alunos,
alunas e professores, seja a cultura erudita que nela é ensinada, ou, ainda, a cultura popular
 regional do local onde a escola está situada” (OROFINO, 2005, p.40).

Nenhum comentário:

Postar um comentário