quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Videos estimuladores para uma nova ação... inovação educacional

CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC. 
ALUNA: RAQUEL PEREIRA DOS SANTOS 
TUTORA: FATIMA LOPES 
UNIDADE : IV PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS 
ATIVIDADE 4.1 TEMA: CONHECENDO OBJETOS EM MULTIMÍDIA 
Os vídeos são bastantes instigantes. Revelam o quanto podemos ser criativos. Podemos abusar dos instrumentos que nossos alunos possuem. Celulares com vídeo e fotografia. Produzir uma historia com aquilo que os nossos alunos possuem. O que entendi com os videos que nos foram dados, que podemos fazer um bom trabalho com pouco. E, em alguns casos, qdo a escola apóia iniciativas criativas dos professores. Basta boa vontade e compromisso com o seu dever, com a educação de seus alunos...



No 1º vídeo chamado COIEDA, as formas geométricas parecembrincadeiras, as cores, os movimentos e as imagens são misturadas com vídeos e musicas que parecem dialogar. Isso só é possível graças as tecnologias digitais que possibilitam novas maneiras de criação.

No 2º vídeo, “
GuitarMan” usou balões para produzir vozes, sua criatividade e originalidade foram fundamentais para a produção desse vídeo.
Ao assistir esses vídeos, percebi que com a chegada das tecnologias digitais, as aulas poderão se tornar mais criativas e prazerosas, acabando com a monotonia do quadro e giz e a alto estima dos alunos ficará mais elevada.

No 3º vídeo, a imaginação e a criatividade tomaram conta do autor, produzindo sons e movimentos. E de acordo com a entrevista do professor Lucas Ciavatta este trabalho estrutural de corpo, de movimento e ritmo traz inúmeras possibilidades para uma aproximação com o universo sonoro.
O vídeo "O PASSO" mostra equilíbrio, sincronismo entre os participantes, cada um sabe de sua importância e contribuição para que o número aconteça.

 Levar todas essas ações para o ambiente escolar não é tão simples, requer envolvimento de todo grupo, cada um fazendo sua tarefa para resultar no todo, as atividades serão diferenciadas, porém com o mesmo propósito.
JACIARA GUADALUPE E SOUSA LUZO Jan 15 2012 04:13:42:000PM  



Os três vídeos nos mostram como a diversidade de imagem, som e escrita são importantes para compreensão da realidade que nos cerca. Os instrumentos utilizados parece ser de uma tecnologia avançada. Mas o segundo vídeo nos mostra que não é necessário de alta tecnologia, basta conhecer um pouco dos instrumentos que utilizamos em nosso dia a dia, para nos divertir. O terceiro vídeo mostra que o nosso próprio corpo é o maior instrumento que temos, utilizando a sonoridade do próprio corpo para ensinar os conceitos básicos da música. Apesar dos videos estarem citando a sonoridade em seus diversos matizes, compreendi que a inovação depende do grau de comprometimento e paixão com aquilo que você faz. Pude enxergar, visualizar, resultados satisfatórios em minha aula. Compilar leituras de meus alunos do "Pequeno príncipe", gravados pelo próprio celular dos alunos e pôr no BLOG da TURMA. OU fazer uma animação com imagens do pequeno príncipe com as principais frases lidas pelos alunos. Todas as atividades requer tempo para organizar o feito e envolvimento daqueles que irão participar do projeto. Nem td precisa ser feito por todos da escola, dependendo dos objetivos e finalidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário